Artigos


EM QUE CONTEXTO SE FORMA UM MARGINAL...
Há mais de 10 anos lidando com alunos, de todas as idades, tenho analisado os contextos de origem de formação de sócio patas, ladrões, pessoas especializadas no mal..., ou seja, especialistas em sair do alinhamento entre o pensar, o sentir e o fazer. Um filho que na sua percepção não recebe atenção de qualidade das pessoas com as quais cohabitam e compartilham do seu desenvolvimento físico, espiritual e intelectual, pode desenvolver comportamentos autodestruidores... Tenho observado que em 90% de casos em que pais biológicos ou do coração e grupo familiar que não se permitem observar o comportamento de seus filhos, crianças, adolescentes, jovens e até adultos, faz com que o indivíduo adote atitudes inconsequentes, desvio de caráter em nível inconsciente com a finalidade de vingar-se dessas pessoas e até de punir estas ou de simplesmente chamar atenção quase sempre de maneira que gera na sociedade, repúdio. Uma criança ou jovem que vê seus pais muito ocupados dispensando pouca ou quase nada de atenção para si, desde cedo em muitos casos se não desenvolvem depressão, podem desenvolver manias, como a sensação de ser perseguido pelo Universo, ou seja, essas neuroses são irradiadas pelo indivíduo para todas as pessoas e situações. A criança/JOVEM em muitos casos desenvolve o mau hábito da manipulação, da mentira ou o mau hábito de tirar vantagem de diversas situações... A MENTE EMOCIONAL registra as emoções relacionadas ao abandono afetivo e abandono afetivo na maioria dos casos é ausência da alma de pais e grupo familiar na vida dos filhos... A maioria dos pais e grupo familiar crê que estar próximo de corpo de seus filhos, já está cumprindo seu papel...Com isso o indivíduo passa a desenvolver crenças e a concluir de modo inconsciente as piores ideias...a exemplo: não nasci para felicidade, não consigo sentir-me completo, integrado, fantasia que somente ele é infeliz...dentre outras infinitas crenças destruidoras como: não sou capaz de encantar um parceiro ou parceira... O jovem que tende a se especializar em transgredir normas\REGRAS, EM NÍVEL INCONSCIENTE, BUSCA SUPERAR suas dores e buracos afetivos gerados na sua infância ou provar a si mesmo que é capaz de sobreviver à falta do amor de qualidade que tanto desejou no passado, tenta convencer a si próprio que não precisa mais desse amor, busca agredir, desafiar figuras de autoridade e infelizmente conta pouco com sua própria vida, pois, em seu passado não sentiu esse valor por escassez de carinho, registrou que sua vida não vale quase nada. Pelo fato de se ter 2 mentes na mesma caixa craniana, enquanto a mente Emocional produz todos esses equívocos, a mente que Pensa fica bloqueada na sua capacidade de ponderar e analisar quais são as perdas e ganhos em razão de comportamentos inadequados e que encarceram o sujeito para sempre e promovendo o efeito bola de neve em sua vida ...projetando este ao fracasso interpessoal, profissional e cada vez mais comprometendo sua estima... Lembro aos pais, que nascemos naturalmente carentes e necessitados de atenção de qualidade e confirmação de que tipo de pessoa somos... Atenção de qualidade é barato, é de graça e pode-se encontrar dentro de seu coração e com um pouco de vontade, treinar essa atenção com as pessoas que você mais ama, não é tão difícil quanto parece. Assim que você, pai e mãe, se permitir treinar esse amor, gradativamente verá que era apenas uma questão de subir o primeiro degrau na conquista de sua evolução espiritual. Ass. Doris Anselmo (Parapsicóloga, Psicopedagora, Orientadora Escolar e Familiar)


CARGO  e LIDERANÇA...



O indivíduo  que ocupa um cargo em qualquer instituição, por mais modesto que seja este cargo ou responsabilidade assumida, exige deste  relacionar-se em primeiro lugar com sigo mesmo e depois com pessoas...

A auto-observação passa a ser a principal necessidade psíquica a ser trabalhada no ocupante do cargo, além de se trabalhar o ouvido para escutar e treinar juntamente com isso a neutralidade, a mudez, em uma pessoa que pretenda conquistar o sucesso nessa jornada para todos, afinal, alguém que decide ocupar um cargo deveria ter claro em sua mente qual missão se propõe para aquele grupo que está sob suas orientações...

Jamais o ocupante do cargo deve comparar as relações interpessoais da empresa/INSTITUIÇÃO para a qual trabalha, com o funcionamento de uma família, pois, os maiores problemas percebidos na humanidade tem origem no grupo familiar.

A maioria das pessoas  no grupo familiar pelo fato de ter uma história de vida juntos, faz com que em nível de psicoadaptação se achem no direito de dizer o que pensam uns para os outros de qualquer  maneira, descuidando totalmente do conteúdo do que diz e do modo como diz o que pensa para o irmão, filho, pais  etc... pensam que o perdão será dado caso sintam-se ofendidos ou magoados.  Tenho presenciado que  na maioria dos casos, o grupo familiar apresenta muita dificuldade em perdoar, imagine se não houvesse vínculo histórico e DNA envolvido nesse grupo no que se transformaria essa relação.  Presenciei casos familiares em que os irmãos já são idosos e com graves mágoas entre si, ou com relação a seus pais. Passam uma vida ressentidos, desperdiçando a estada na terra e treino para a evolução, justamente com aqueles que mais ama.

Portanto, o sujeito que deseja ocupar cargo de liderança, deve procurar conhecer a si mesmo e ter claro para si “o para que?” de estar naquele cargo.  Ao invés de dizer: ESTA EMPRESA/INSTITUIÇÃO É UMA FAMÍLIA... Tome cuidado para não transferir suas NEUROSES FAMILIARES para seu ambiente de trabalho e se promover ao fracasso PESSOAL e PROFISSIONAL com colegas que não irão hesitar em riscar seu nome da agenda deles, além de na primeira oportunidade devolver qualquer mágoa em forma de vingança ou represália.

Lembro a quem aspira ou ocupa cargo de liderança, que apenas falar que respeita seu subordinado é pouco, isso será observado e constatado no corpo e nas atitudes do ocupante do cargo.  A energia liberada a partir dos pensamentos; não são visíveis a olho nu, mas totalmente SENTIDAS por qualquer pessoa.  Observar se você está alinhado com o que pensa e o que faz, conduz você ao EQUILÍBRIO e ao SUCESSO PESSOAL, PROFISSIONAL e ESPIRITUAL.

Até o próximo artigo!!! Doris Anselmo (Parapsicóloga, Gestora Escolar)

CONTEXTO FAMILIAR de uma CRIANÇA e VIDA ADULTA


Neurozes advindas da infância e juventude...são responsáveis por muitas pessoas não se sentirem felizes com seu estado de vida atual, ou ao contrário, serem infernizadas pelo pacote de vivências desde seu tempo na barriga até a vida adulta. Este período de extrema relevância para o indivíduo determina seu equilíbrio ou desequilíbrio em suas relações com o mundo (aprendizado, relacionamentos...)
O grande desafio está no indivíduo em perceber esse conteúdo oculto atuando na sua vida presente. O primeiro passo para que o indivíduo comece a tomar consciência de seu pacote oculto é identificar quais situações negativas e desagradáveis, se repetem em sua vida. Procurar, identificar, o que o marcou em seu contexto familiar: Posturas de pai e mãe, falas recorrentes, erros cometidos, frustrações, estilo de vida...pois tudo isso é convertido em “vozes” dentro de sua caixa craniana. Quanto mais você conseguir identificar exatamente aquilo que marcou você no pai e na mãe, ou contexto familiar, envolvendo tios e avós, maior probabilidade de superar o inferno oculto em sua Mente Emocional.
Todas as falas e erros de seus pais, tios, avós... sua MENTE EMOCIONAL converte em VOZ que dia e noite estará como PANO de FUNDO em tudo o que você fizer na VIDA PRESENTE. Além disso, fará você LIBERAR um CAMPO de ENERGIA correspondente CRISTALIZANDO situações/pessoas que RACIONALMENTE você NÃO QUER, ou seja, aquilo que você CONDENOU NOS PAIS/AVÓS/TIOS e contexto familiar.
Necessário fazer a LIGAÇÃO, o link entre tudo que foi identificado anteriormente com suas vozes internas e buscar observar o exato momento em que uma ou mais vozes estão atuando em determinado momento.
Nenhum pai/mãe pretendeu marcar você, saiba que eles foram também marcados e por falta de AUTOCONHECIMENTO, transferiu à você parte de suas vivências traumáticas.
O simples fato de um filho(a) não ter sido escutado, compreendido por seus pais, faz com que sua voz interna, diga hoje para este, que NÃO É COMPREENDIDO por seu parceira(a), jogando e generalizando isso no universo para qualquer pessoa, desencadeando uma relação interpessoal difícil entre seus pares.... Se uma mãe atuou com inveja de seu filho(a) fará este na sua vida presente escutar de sua voz interna que as pessoas são muito invejosas, desencadeando neste, uma forte mania de perseguição, fazendo com que este sujeito potencialize em suas relações interpessoais, pessoas invejosas e não confiáveis, já que nem seus pais foram confiáveis ao ponto de se alegrar com seu sucesso. Outro exemplo claro de pessoas com alto potencial para decolar na vida nunca conseguirem isso ou ficarem no meio do caminho é o fato de seus pais terem sido castrados/limitados enquanto jovens...Um pai/mãe que foi impedido de se expandir, fará com que seu filho registre essa castração em sua Mente Emocional, pelo simples ato de falar com frequência ao longo do tempo para seus filhos que foi impedido por seus pais de se expandir. Daí decorre a importância de você pai/mãe observar o que diz para seus filhos, dependendo do conteúdo dessa fala, você fará um carimbo na Mente Emocional de seu filho promovendo-o ao FRACASSO pessoal ou profissional, ou simplesmente multiplicando para seu filho as dificuldades em seu caminho até o alcance de seus objetivos, sonhos.
Busque CRITICAR, questionar as vozes internas em sua caixa craniana e pergunte a você mesmo, se isso é real ou se isso é seu, e quanto mais você dialogar com essas vozes, mais você adquire liberdade interior.
Autora: Doris Anselmo (Econ. Doméstica, Psicopedagoga, Gestora escolar e Parapsicóloga)


SEU FILHO, NÃO É SEU TERAPEUTA...


Uma das principais causas de filhos se tornarem revoltados e bloqueados em nível intelectual, é o fato de pais, sem ter consciência, desabafar a relação íntima que pertence ao homem e a mulher, para seu filho...Sem dar por conta, uma mãe frustrada com as atitudes do esposo, acaba colocando esse filho contra seu pai e a partir daí algumas neuroses passam a ser construídas na MENTE EMOCIONAL do filho, que também sem ter consciência pode registrar: casamento não vale a pena, se esse filho é menina, ela pode registrar, homem não presta, além de causar dano com relação à identidade sexual desse filho...dentre outros problemas como manias de perseguição... Obs. Toda a dificuldade de relação intrafamiliar, afeta diretamente a saúde emocional do filho, seu sucesso em qualquer segmento...
Pai e Mãe se conseguirem errar menos, devem se dar por muito felizes, pois o maior desafio de estarmos aqui na terra, é tomar consciência de quem somos, de como funcionamos...
A busca pelo conhecimento sobre as relações intrafamiliares nos liberta, promove em nós pais e grupo familiar o sucesso que tanto desejamos...
Até o próximo artigo!!! Doris Anselmo




FRACASSO ESCOLAR

Minha vivência há mais de dez anos em escolas públicas e em programas de qualificação profissional confirmam para a necessidade de professores serem preparados nos cursos de graduação para conhecimentos de como o indivíduo funciona em nível psicológico e orgânico, ou seja, de que modo as duas (02) mentes localizadas na caixa craniana, interagem. A Mente Emocional dotada de emoções ocasionadas por eventos marcantes de seu histórico de vida, contexto familiar, é capaz de bloquear a Mente Racional.
Apesar de alguns colegas da educação desenvolverem excelentes métodos na busca pelo aprendizado, a maioria dos alunos perfeitos biologicamente, falando, não possuem deficiência mental, nem lesão neurológica, apresentam travamento de seu intelecto e muitos destes estão absurdamente tomando remédio para concentração, sem levar em conta os efeitos colaterais graves desse tipo de medicação. Professores em sua maioria sentem-se impotentes frente a essa situação e muitos também estão fazendo uso de antidepressivos e o que é pior, já caíram na, normose, consideram essa prática natural e normal.
Desenvolvi um método lúdico através do desenho de corpo do aluno que o torna consciente para seu funcionamento interno, ele participa de sua construção e em torno de até 01 hora, o aluno já sabe o que está impedindo sua concentração e consequente aprendizagem. O método QIE – quociente intelectual e emocional – revela que o contexto familiar tem ocasionado 90% do fracasso escolar. Alguns alunos apesar de viverem em contextos familiares difíceis, não bloqueiam a mente racional, conseguem aprender, mas muitos destes também, não conseguem alcançar no mundo do trabalho, uma colocação desejável que o promova a uma razoável qualidade de vida.
Faz-se necessário aprofundar em pesquisas de além do conhecimento de como o cérebro aprende, mas focar o comportamento humano, desse modo instrumentalizando profissionais da educação a mediar o autoconhecimento no aluno, e resgate de seu grupo familiar. O método desenvolvido por mim, além de favorecer a liberação do aluno para o gosto do aprender, também promove o resgate do grupo familiar, gerando uma educação emocional.
As políticas públicas existentes são bem vindas à educação, mas falta uma em específico que favoreça o trabalho paralelo com a família, mas para que isso aconteça, nós pesquisadores e educadores que somos, temos condição de provar que, com conhecimento, é possível reverter a evasão escolar, e os índices de baixo rendimento escolar que hora assolam a educação brasileira.
Autora: Doris Anselmo (Econ. Doméstica, Psicopedagoga, Gestora Escolar e Parapsicóloga)



VOCÊ  SABE  POR  QUE  EDUCA  MAIS  COM  ATOS  DO QUE  COM  CONVERSAS ???

Saiba que os NEURÔNIOS, “ESPELHO”, são responsáveis diretos por esse fenômeno...a única função destes é registrar o que o sujeito , portanto, tome cuidado por que querendo ou não, você é referência para seu aluno, filho, colegas, amigos, conhecidos, subordinados...

Jamais deixe um filho livremente diante das máquinas de VÍDEO GAMES...Você que é Mãe/Pai, observe/selecione o tipo de jogo que seu filho está jogando, pois, embora  você e seu filho saibam que aquilo que ele vê NÃO é real, o Neurônio espelho não é seletivo, nem possui criticidade...em algum momento aqueles registros, farão o indivíduo baixar sua freqüência energética e repetir uma porção de tudo aquilo que registrou...

Não perca tempo poluindo seus neurônios espelhos com notícias trágicas, ou de baixa calibragem...após registro nos neurônios, dependendo do que a pessoa se permitiu ver, seu CAMPO DE ENERGIA, mais precisamente sua AURA, estará encolhida ou agigantada...

Aquele provérbio vigiai e orai, é realíssimo... PRESTE ATENÇÃO ÀS COISAS    ÀS QUAIS, VOCÊ ESTÁ MERGULHADO AO LONGO DO DIA... essas coisas são de boa qualidade ou de má qualidade?

Doenças psicossomáticas vêm dessa AURA encolhida, o indivíduo  com aura encolhida, fica vulnerável a qualquer vibração ruim... passando como em efeito cascata a sintonizar cada vez mais com adversidades que naturalmente estão disponíveis no UNIVERSO...
Até o próximo artigo! Doris Anselmo (Parapsicóloga, Gestora Escolar...)


CRIANÇAS PERFEITAS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE ANALFABETISMO

...Algumas salas de aula, neste Brasil, encontram-se neste cenário: Sala de aula com 30/20 alunos com sérios danos emocionais, ou seja, traumas em sua melhor infância, enquanto um aluno grita de um lado, outro grita por outro lado, por atenção por parte da professora...Crianças carentes de carinho, carentes de norte de vida (orientação) carentes muitas vezes de infra estrutura básica em casa, BARRACO, e por outro lado, um professor que não recebe preparo para esse perfil de aluno, cujas ausências emocionais os levam até mesmo ao analfabetismo...são crianças que viram seus parentes morrerem em situações de envolvimento com drogas, crianças abusadas sexualmente, crianças que assistiram   pai se matar em sua frente...entre outros casos aterrorizantes...

Tem chocado nós cidadãos, o nível de crianças com idades avançadas entre 11 e 16 anos analfabetas DENTRO da ESCOLA.

Crianças perfeitas biologicamente falando, que não estão conseguindo digerir a sala de aula, professores que não sabem o que fazer e que além de receberem baixos salários que os obrigam a trabalhar em 03 turnos a fim de manter um razoável padrão de vida, encontram-se debilitados em sua maioria e utilizando antidepressivos por que a sensação que lhes resta é a de impotência, fingir que ensinam e os alunos, fingirem que aprendem.

Que país é esse que não acordou para a educação, que transforma e que gera pessoas de espírito crítico e autônomas, livres, como indivíduos, porque só conheço um caminho para a liberdade e autonomia psicológica, esta se chama “educação de qualidade” que possibilita ao sujeito chegar à consciência.

Lembro que Saviane, vê a escola como única possibilidade de tornar o sujeito em HUMANO de verdade!

O  ser humano, é uma fonte inesgotável de riqueza interior...Nós educadores devemos diariamente questionar-SE sobre qual o sentido  de se estar aqui na terra,qual nossa missão... e a partir desse questionamento, seu cérebro irá conduzi-lo à inúmeras possibilidades de transmutação de situações, por mais delicadas  que sejam, mas para isso é necessário UNIÃO, ...união de educadores em cuidar, zelar um pelo outro, apoiar o projeto do outro professor, elogiar o colega ...só assim chegaremos à clareza de nossa missão em estar dentro de uma escola em que o produto final serão vidas  RENOVADAS, pois, o educador “VIVO” em seu sentido orgânico e psicológico, passará vida, alegria, motivação, desejo para seus alunos de desejar “SER”...dentre outras tantas maravilhas  que somente juntos podemos realizar...

E por falar em missão, é bom refletir sobre isso, pois se cada sujeito na face da terra atentasse para: sua obra, aqui, certamente atuariam de maneiras mais nobres e brilhantes, honrando o momento mágico que é poder estar neste planeta treinando o verdadeiro amor que Cristo insistentemente buscou nos ensinar e que até hoje não foi internalizado adequadamente pela raça humana...
Até o próximo artigo!!!
Doris Anselmo (Parapsicóloga, Psicopedagoga, Gestora Escolar...)




MULHERES JOVENS, LINDAS, PERFEITAS E COMPETENTES... 


Muitas moças lindas, marcadas pela falta de olho no olho, por parte do pai em sua infância, desenvolvem várias crenças limitantes e inferiores com relação a si próprias no quesito “mulher” na vida adulta. Pais que deixaram de participar de forma saudável na vida de uma menina, ou seja, deixaram de elogiar essa filha, não deram colo, ou que por diversas razões, não preencheram a alma de uma filha, desenvolveram nestas, graves neuroses (crenças) que na sua vida adulta irão azedar suas relações com esposo, filho, irmão, chefe ...essas moças podem apresentar grandes possibilidades de se deprimirem, não conseguirem identificar em si, habilidades quanto a encantar o próprio esposo por exemplo, e a conseqüência drástica é: projetar no marido tudo aquilo que faltou no passado, aquilo que não recebeu com qualidade do homem mais importante de sua vida, seu pai. A tristeza é gerada por crenças do tipo: nem meu pai me amou, quem irá me amar de verdade? Devo ser algo ruim! A crença de menos valia está dia e noite gritando dentro dessa moça... essa voz interna, é irradiada para o campo profissional, pois, algumas conseguem criar um trabalho legal, mas perdem a motivação, são pessoas que custam a estabilizar em nível profissional ou pessoal, ou simplesmente nunca estabilizam...
Algumas até conseguem ver qualidades em si, mas a confiança no que vê é contaminada pelas vozes internas que advém da Mente Emocional, lugar em que as emoções de fatos marcantes e traumáticos são guardadas.
O mesmo ocorre com os meninos que não se sentiram acolhidos, amados, preenchidos por uma mãe carinhosa ou zelosa ou distraída do filho...
Muitos pais, pensam que por estar presente de corpo na vida de filhos é suficiente, mas se enganam, pois, se não forem capazes de olhar no olho de seus filhos, com certeza vai estar levando de modo indireto seu filho(a) ao fracasso interpessoal, profissional...e em alguns casos; espiritual...
Alguns rapazes que não tiveram uma mãe acolhedora, desenvolvem graves manias de perseguição, a Mente Emocional induz o sujeito a pensar que as pessoas e principalmente as mulheres, não são confiáveis, são homens que chegam a infernizar suas parceiras até ao ponto de materializar suas desconfianças... ou de simplesmente perderem essas companheiras, pois, não é possível agüentar um homem desconfiado e que se torna cansativo...
Não se trata aqui de jogo de culpa, mas sim de autoconhecimento, extremamente necessário à liberdade interior...Saiba que não somos conscientes plenos de nossos atos, não temos culpa por isso, mas temos o DEVER de nos auto-observar permanentemente e saber que nossos filhos merecem o sucesso: ESPIRITUAL, INTELECTUAL e FINANCEIRO...
Até o próximo artigo! Doris Anselmo (Educadora e Parapsicóloga)



HOMOSEXUALIDADE ENTRE JOVENS

Boa parte da homossexualidade entre jovens ocorre por negação ou por identificação de figura materna ou paterna.
Ao longo de minha experiência notei que em muitos casos, quando uma filha identificada com a mãe e negando a figura do pai por este ser extremamente autoritário, grosseiro com a mãe ou com a filha, o registro inconsciente que esta pode  fazer é de negar essa presença masculina em sua vida, ou seja, não é possível se relacionar com homens, todos são iguais.  Ainda mais quando nesse caso, a mãe é uma pessoa bondosa.  O registro inconsciente que esta filha faz é o seguinte: As mulheres são mais fáceis de se relacionar, são bondosas, boas ouvintes e amigas.

Identificação com o pai, ou seja, o pai é um ídolo para a filha, os dois juntos têm muita afinidade, o pai tem programas com a filha, ocupa muito os neurônios espelho desta ou trata esta, como se ela fosse um menino.  Leva a menina para estádio de futebol, veste ela com as roupas do time.  Por volta dos 15 anos essa jovem pode  sentir sua alma masculina, ela idealiza o pai, gostaria de ser como o pai.  E é aí que começa o conflito.  Nesta situação, a mãe é pouco presente na vida da filha por razões diversas e principalmente tipo de trabalho, dando mais espaço ao pai para conviver com a filha.

Negação da figura masculina, ou seja, o pai é desaprovado pelo filho, ou seja, é quando o pai se mostra explosivo, pouco paciente embora ame a família, e a mãe se mostra para o filho compreensiva, calma, atenciosa, ocupando na vida do filho um papel de destaque na sua educação, pois, é ela quem mais passa o tempo com o menino é quem mais orienta o filho, educa, mostra caminhos... por outro lado o pai menos presente em sua educação, sem querer, está cedendo espaço demais para a mãe e esta sem ter consciência, marca nos neurônios espelho do filho, sua presença intensa e seus valores, se é muito caprichosa o menino absorve esse valor... entre outros tantos e a consequência disso é a identificação do menino com a mãe, o menino passa a idealizar a mãe, sentir-se como a mãe.

Quando o filho desaprova a postura da mãe por esta ser violenta nas palavras e/ou fisicamente, má ouvinte, pouco compreensiva, muito rígida e o pai é o oposto dessa mãe, muito bondoso, compreensivo, amigo, o filho acaba desaprovando a mãe e identificando-se com pai e o pior disso, é o registro inconsciente de que com as mulheres não é possível se relacionar, generalizando a relação traumática com a mãe para qualquer mulher do universo, e consequentemente busca relacionar-se basicamente só com homens. Nesse caso há a possibilidade de o adolescente tornar-se  bissexual...

A menina desaprovando a postura da mãe e identificando-se com o pai, ocorre a mesma situação.  Isso quando mãe cobra de mais e oferece pouco afeto e pouca amizade para a filha.  Neste caso o pai é bondoso, compreensivo, paciente, faz com que a menina sinta sua alma masculina por idealização.  Inconscientemente sente-se como seu pai e nega dentro si a postura da mãe.  Neste caso é bom pensar que antes de cobrar qualquer coisa de sua filha, o ideal é que essa mãe se doe para a filha.  Procure ser amiga, antes de agir como policial.

Mãe grávida que espera que seja uma menina e vem um menino.  Inconscientemente age com o filho como se ele fosse a menina esperada e desejada.  O menino faz apenas aquilo que ela quer se comportando como tal, para ter o valor e amor de sua mãe. Devemos lembrar que a primeira mente, a Emocional se desenvolve no feto, antes da mente Racional. A mente Emocional do bebê, guarda em si a emoção da mãe, ou seja, o desejo de que aquela criança na barriga seja uma menina e o menino ao nascer, devolve como resposta ao desejo de sua mãe, a identificação com esta e o sentimento de que sua alma é feminina.

Mãe que engravida e o pai deseja um menino e vem uma menina.  A criança na barriga recebe a energia do pai e depois que nasce busca agradá-lo o tempo todo, sentindo-se como o pai, desejando ser como esse pai, pois, sabe-se que a primeira mente a se formar no feto é a mente Emocional, que registra a energia captada   do meio.      
Menina chocada pela postura violenta do pai tanto verbal quanto física.  Essa menina inconscientemente registra que se ela ficar parecida com ele em algo, este não a identificará como uma ameaça, ou seja, se sou semelhante a ele, ele irá se enxergar em mim, portanto o que ele ver em mim será ele próprio refletido em mim.

Menina que é chocada pela violência física e verbal de sua mãe, esta mãe assemelha-se com a postura violenta de um homem.  A filha chocada e marcada em seus neurônios espelho, adquire a postura corporal de homem, pois, desse modo a mãe não terá ciúmes de sua feminilidade e não competirá com a filha.  A filha em nível inconsciente pensa que a figura masculina é forte e pode defender-se dos males da vida e sem querer registra em sua mente Emocional, que ser homem, é mais negócio, conseguirá se defender e defender outras pessoas, pois, afinal a força física masculina é claramente mais forte do que a feminina.

Esses são os registros que a Mente Emocional do bebê/criança/ jovem, registra, induzindo a Mente Racional no indivíduo que se encontra em determinado corpo, venha a sentir-se com alma oposta ao corpo físico.
 Obs. Ser PAI ou MÃE, não é tarefa tão simples, exige por parte destes, muita observação...treino da INTRAINTELIGÊNCIA e principalmente,  prestar atenção no seu filho, e isso não implica “horas”, mas qualidade dessas  horas...
Autora: Doris Anselmo (Educadora e Parapsicóloga)



RAZÕES DE CRIAÇÃO DO MÉTODO QIEQUOCIENTE INTELECTUAL E EMOCIONAL
INTRODUÇÃO
Em minha vida profissional como educadora em escola pública e em programas de inclusão, nas salas de aula, ficava intrigada de o porquê que os alunos de modo geral, apresentavam muita dificuldade na compreensão dos conteúdos de qualquer disciplina, apesar de aparentemente saudáveis e associado a isso, muitas vezes, um comportamento agressivo e em alguns casos uma forte apatia, onde o aluno não agita nada em sala de aula, mas também não produz nada, ou seja, aquele estado em que o aluno não se importa com o que está acontecendo em seu redor, não faz nada por si mesmo, está presente em aula apenas de corpo.  Percebia que algo de forte acontecia com eles e que os inibia de manifestar no universo suas capacidades plenas.
Esse fato concreto levou-me a esboçar perguntas. Quais são as suas causas?  Como evitar/superar situações de desconforto que acabam por afetar a aprendizagem e a saúde do educando?
Minha hipótese era de que situações marcantes do passado, mal resolvidas e potencializadas por eventos de momento, estariam contribuindo para a manifestação de posturas inadequadas e baixo rendimento escolar, apesar do educando possuir excelente potencial intelectual ou nenhuma lesão neurológica, apresentando um corpo biologicamente saudável.
Intuía que sentimentos negativos estariam interferindo na vida escolar e interpessoal do educando, pois, o travamento de seu intelecto, não estaria acontecendo sem uma causa forte para que ocorresse.
Na busca por contribuir para uma escola melhor no que diz respeito à cognição e a afetividade e inspirada pela leitura do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman desenvolvi um método, o “Q.I.E.”, um experimento baseado no método de observação participativa, cuja sigla quer dizer, Quociente Intelectual e Emocional.  E o modelo criado, é o de um boneco estilizado da figura humana que representa o corpo do aluno e tem sido utilizado para o trabalho que venho realizando há um bom tempo com resultados favoráveis cujos depoimentos de outros profissionais também envolvidos com o educando em atendimento não deixam dúvidas.  
O desenho do corpo do aluno o faz visualizar seu estado emocional, que sentimentos conscientes ou não, atuantes em sua inteligência emocional, estão impedindo sua aprendizagem, ou seja, sua digestão simbólica, psicológica dos conteúdos mostrados pelos professores.
Assim, convicta de que as questões emocionais estão sempre presentes e que são parte das aprendizagens que fazemos ao longo da vida, sempre me preocupei em fazer com que o aluno também visse o quanto o emocional pode afetar as vivências em sala de aula e em todos os segmentos da vida.  O boneco favorece a sua interiorização, o olhar para dentro de si e entender a si mesmo antes de tentar entender o mundo fora de seu corpo.
Explico aos alunos quais são as duas mentes do corpo, como elas interagem dentro desse corpo, a importância de cada uma, a mente que pensa e a mente que sente.  Jamais começo a aula com uma turma sem antes trabalhar a sua compreensão interna, ou seja, seu mundo interno.
MÉTODO “QIE” RESUMIDAMENTE
Utilizo os dois primeiros encontros com a turma para aplicação do Método “QIE” e solicito aos alunos que disponham as cadeiras em forma de um grande “U”, para que eles possam enxergar-se ao longo das aulas que irão acontecer e peguem uma folha em branco do caderno e em seguida cada um faz o seu desenho básico de corpo.  Identificamos as duas mentes na caixa craniana, e que há uma diferença básica entre elas, que a mente emocional tem um representante na sua caixa toráxica, e em seguida o próprio aluno deduz que o órgão que representa essa mente só pode ser o coração.  Logo em seguida solicito à turma que jogue sentimentos dentro do coração, na sequência identificamos o estômago e o intestino.
Explico à turma que nós precisamos digerir o mundo em nível psicológico tal qual nós digerimos uma comida gostosa, por exemplo.  Mas com uma diferença, que comida entra pela boca rumo ao estômago para uma digestão completa enquanto que conhecimentos entram via cérebro rumo ao estômago para uma digestão simbólica, psicológica.  Os alunos são levados a pensar e refletir sobre esses sentimentos.  Fazemos uma retrospectiva de seu histórico de vida, andamos para traz pontuando momentos marcantes e importantes em suas vidas.  Em seguida eles percebem e refletem sobre quais são os sentimentos negativos que estão impedindo a digestão psicológica dos conhecimentos mostrados em sala de aula.  Os alunos vão tomando consciência do seu funcionamento interno, do seu estado emocional e vão tomando consciência do poder desses sentimentos negativos de acordo com Goleman (1995) em barrar a sua mente que pensa, a mente racional e o poder desses sentimentos interferindo em suas posturas de agressividade e também esses mesmos sentimentos favorecendo a uma produção de doenças em seu corpo, como TOC, transtorno obsessivo compulsivo, manchas pelo corpo, o travamento de seu intestino, por que essas emoções têm o poder de em algumas pessoas trancar,  bloquear as fezes no seu intestino.  As fezes ficam petrificadas, então os alunos vão tomando consciência do poder dessas emoções em favorecer ao aparecimento de doenças no seu corpo, doenças que se manifestam no físico deste corpo, alterando o seu comportamento, muitas vezes gerando comportamento inadequado, agressivo e principalmente bloqueando, barrando a sua capacidade intelectual.  Aproveito os estudos de Steiner (1976) que estudou durante anos o poder das palavras e para o fechamento do método, utilizo a palavra mágica, a palavra permite, que faz com que a pessoa que escuta essa palavra em nível simbólico, abra as portas da mente que pensa e da mente que sente simultaneamente, tornando-se receptivo para quem a pronuncia. Desse modo o aluno sozinho empodera-se de sua autocura.  Os sentimentos negativos presentes em seus corações estão intimamente ligados ao seu contexto de vida, diretamente relacionados às suas relações interpessoais em casa. A partir da técnica de fechamento, os próprios alunos conseguem fazer o vômito simbólico, por que o método favorece a esse vômito.  Os alunos tomam consciência de que eles são perfeitos e saudáveis, não possuem nenhuma deficiência mental e nenhuma lesão neurológica, tomam consciência do poder dessas emoções negativas interferindo em sua capacidade intelectual, tirando sua concentração, influenciando no seu comportamento agressivo e em muitas vezes causando doenças em seu corpo, devido aos ácidos e hormônios liberados em razão daquelas emoções Andrews (2011).  Gradativamente a mudança deles é positiva, eles se tornam pessoas calmas, equilibradas, conseguem digerir a sala de aula, a aprendizagem, pois, eles já perceberam, tomaram consciência de que são perfeitos e saudáveis. Organicamente estão aptos a ser quem eles quiserem ser.  O método “QIE.” favorece a uma verdadeira educação emocional.  Dentre os vários benefícios deste método a maior vantagem construindo o seu corpo e visualizando através do desenho e na materialização do seu corpo e no poder dos sentimentos interferindo na sua mente racional e no seu corpo, o aluno praticamente se cura automaticamente assim que ele conseguir aplicar a técnica de fechamento em casa. Só o fato de construir o boneco e tomar consciência de seu estado emocional, já faz com que o aluno melhore 80% possibilitando a sua compreensão dos conhecimentos e equilíbrio emocional. Se eu percebo que o aluno ainda não está demonstrando uma centralidade psicológica, peço a ele o seu boneco e solicito a vinda de seus pais para que eu possa ajudá-lo a fazer o vômito simbólico.  
Há casos em que para tornar os pais conscientes do que está acontecendo com seu filho, aplico o Método “QIE” nestes, pois, a prova material de seus estados emocionais é lúdica e de fácil compreensão. Ao ver seu desenho de corpo e estado emocional os pais tornam-se mais sensíveis e introspectivos ao perceber que estão prejudicando gravemente seus filhos, promovendo seu fracasso escolar, pois, agora é possível entender o porquê de suas sucessivas reprovações. Após a construção do boneco pelos alunos e contato com os sentimentos que emergiram, serve de base para meu diagnóstico inicial com a finalidade de direcionar o plano de aula, pois, passo por cada aluno analisando o seu boneco.  A partir de sua liberação para a aprendizagem a cada dia vou introduzindo textos científicos e diversas mensagens pegas na internet no Power Point, além do texto impresso e gradativamente induzindo-os a analisá-los e proporcionando o incentivo à roda de leitura, onde cada aluno contribui em voz alta para a leitura e interpretação dos textos por partes, a cada ideia ou parágrafo um aluno lê e imediatamente se faz a reflexão em grupo, a interpretação dos conhecimentos, pois, a cada reflexão correta, coerente por mínima que seja este aluno é elogiado e gradativamente a turma se sente à vontade para se expressar e contribuir com seus pensamentos e deixando para trás a crença de que é o pato feio de seu contexto.  Os textos apresentados variam entre informações de pesquisas por cientistas como Gregg Braden, conhecido hoje por unir o mundo da ciência, física quântica, e o mundo espiritual, a mensagens poéticas como você aprende, de William Shakespeare, O monge e o executivo – a essência da liderança, Uma Mente dois Cérebros, Molécula de água, Integridade e Ética por uma vida melhor,  etc... O intuito é de fazê-los se conectar com o mundo global unindo corpo, mente, espiritualidade, harmonia e respeito pelo planeta. A compreensão começa pelo mundo micro, seu funcionamento interno e se expande para a compreensão do mundo macro, compreensão externa, sempre relacionando o mundo interno ao externo. Toda essa magia ocorre em uma sala de aula simples em que podemos dispor de computador com data show e seus cadernos e apostilas bancados pelo programa "aprendiz", alunos oriundos dos mais diversos e delicados contextos sociais em que muitos sofreram violência de diversas formas, desde a sexual até a violência do abandono familiar, a violência física e palavras destruidoras.  Alguns revelam que já ensaiaram o suicídio.
Sempre fomento a cada parágrafo ou ideia, frases como: o que exatamente o autor quis dizer ao utilizar-se de determinado termo? O que está chamando a atenção nesta frase? Qual sua intenção em expressar dessa ou daquela forma a ideia X? Seria possível substituir a fala do autor por outra que mantenha o mesmo sentido? No parágrafo existe uma palavra usada pelo autor em grau exagerado.  Qual é a palavra e por que razão?  E em seguida os alunos começam a se motivar por livros e até sugerir autores entre o grupo.  Alguns se percebem pegando o gosto pela escrita, pois, ao final da análise das histórias e mensagens, peço uma produção textual e a partir dessa prática diária, percebem em si uma habilidade para escrever e chegam até produzir livro.
Como forma de incentivo, dou de presente alguns livros os quais eu já tenha lido, e também envio por e mail livros digitalizados. Também às vezes eles me presenteiam com algum livro digitalizado ou impresso.

AVALIAÇÃO
A produção escrita, além da produção oral dos alunos, e mudanças de comportamento comprovam para mim a importância de se elevar a autoestima destes a partir do seu autoconhecimento, do reconhecimento de suas habilidades que nem eles próprios sabiam que possuíam.  Essa descoberta de si, desperta no aluno o desejo de estudar cada vez mais, evoluir, aprender, ele passa a demonstrar em sua linguagem corporal uma postura de autoconfiança, se torna mais bonito com brilho no rosto, mais espontâneo, sem medo de expressar-se e também aprende a abraçar os colegas e professora, passando a respeitar um ao outro e gostar do ambiente de aprendizagem, a sala de aula e a valorizar as novas amizades.  Dentre os vários relatos destaco fragmento em sua íntegra de alguns que revelam a profundidade em que chegam a se interiorizar bem como o acompanhamento via internet. D: ...gostei muito das mensagens, da meditação e dos ensinamentos que me foram passados e com isso pude entender mais as coisas ao meu redor. R: ...as mensagens que você me mostrou me transformou... L: ...Esse momento de reflexão...flui uma energia diferente...sanou meu incidente de vingança...de conteúdo geral eu aprendi com os bens da vida em frases... M ...Aprendi sobre valores...eu me sinto diferente por dentro e por fora... A ...o aprendizado que tivemos foi especial...ficamos renovados, o nosso psicológico também melhorou muito...a maneira de pensar, agir, mudou depois de nossos momentos de reflexão... J...tardes muito produtivas...quero aprender cada vez mais, explorar meus conhecimentos... J.S. ... A mensagem está trazendo lembranças boas. E a reflexão estão cada vez melhor me deixa mais leve e me dá segurança em tudo que falo e faço. G...é mais feliz...aprendeu a se permitir, a cada dia  evoluir um pouquinho...  Nesses relatos, fica evidente , sua profundidade de interiorização.
A aprendizagem se torna explícita na produção de ideias dos alunos.  Após a leitura de seus trabalhos seleciono trechos de suas melhores ideias e coloco no Power Point para que possam ver na tela o que foram capazes de produzir, exaltando seu potencial para toda a turma. Exemplos:  Explique:  O que o autor quis dizer: A menor distância entre as pessoas é o humor...  Resposta: uma pessoa bem humorada cativa qualquer um, e isso faz com que a distância diminua e faz com que possamos ter novos horizontes. Aluna S. Explique: O que o autor quis dizer: A menor distância entre as pessoas é o humor. Resposta: ...realmente é o que nos separa...não podemos nos entender plenamente  porque cada um carrega um  fardo e isso é a nossa diferença.  E nosso HUMOR depende de nós, de nossa essência.  E isso é sentido corpo a corpo.  Cada corpo transmite o que sente. Aluno L. De acordo com o autor: Qual é a maior frustração das pessoas nas instituições? Resposta: A maior frustração é que os líderes não sabem se expressar objetivamente com seus liderados, mostrando o que realmente espera deles. Aluna G. O que o autor quis dizer... Quem revisita o passado... Resposta: Constantemente é infeliz, acaba fazendo mal a si próprio e até causando doenças prejudiciais à saúde FÍSICA e MENTAL. Aluno S. Complete o pensamento do autor: Muitas vezes...Resposta: Não praticamos o que sabemos, e professor Gretz queria  por, na nossa cabeça, que não é só para ler as palavras sábias, mas sim PRATICAR. Aluna R. O que o autor quer dizer com: ...A felicidade... Resposta: Talvez NÃO se ache no nosso OBJETIVO, mas sim no caminho que trilhamos para alcançá-la. Aluno D. Ao final de os alunos perceberem que foram capazes de produzir tantas maravilhas, organizo uma tarde de Show de Talentos, onde todos podem apresentar suas habilidades. Alguns produzem letra de música e cantam, como no caso da A. que até mudou de curso depois de nossas aulas mudando do curso de pedagogia para a psicologia.   Outros, produzem poemas e recitam, e outros coreografias.  Ao se apresentarem para os colegas fica registrado em suas mentes emocionais que é possível superar qualquer obstáculo que a vida lhes tenha apresentado.  Após conclusão da temática nos tornamos amigos na internet.  Essa foi a maneira que encontrei de acompanhá-los e poder observar até que ponto estes alunos são influenciados pelo método “QIE.”, pois, conforme Henry Adans, um professor nunca saberá onde termina a sua influência.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PAIS
Como forma de tornar outros colegas, professores e pais, aptos a entender o aluno, faço palestras com demonstração de casos, além de disponibilizar na internet o vídeo que explica o funcionamento interno do aluno.

CONDISERAÇÕES FINAIS
O Método “QIE”, requer para a sua construção uma folha em branco e uma caneta, e com o apoio de material disponibilizado por mim, outros profissionais da educação podem e têm condições de aprender e aplicar o método em sala de aula e respectivas escolas, além de contemplar qualquer idade.  Minha experiência comprova que o Método “QIE” oferece sentido de vida para o aluno, ou seja, ele passa a entender para que ele está neste planeta e dessa forma propiciando-lhe  um  desenvolvimento integral em que corpo, mente e espírito fazem parte de uma única conjunção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESTAQUE
ANDREWS, Suzan - Estresse a seu Favor.  Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT1129906-1666,00.html. Acesso em: 10 Nov. 2011.
CLAUDE, Steiner.  Os papéis que vivemos na vida – Scripts, People, Live.  Rio de Janeiro.  1976.
GOLEMAN, Daniel - Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. 67 ed. Rio de Janeiro. 1995.


2 comentários:

  1. Sou um dos alunos, ou orientados Método Q.I.E, de Doris Anselmo.
    Método pratico e eficiente, mais uma luz que Deus emana para a harmonização de Seus filhos, atravéz desta iluminada mentora. Parabens Doris, tens ajudad muita gente. Vale a pena conhecer e aplicar o método Q.I.E

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Vou agregar ao Acervo VIP
    🤔
    Valente
    Inteligente
    Patriota
    🆘🇧🇷
    🏆
    Informação de qualidade.
    📖
    Uma compilação Digital com *acesso gratuito* a livros valiosos e informações importantes:
    📚
    Sugiro acomodar-se...
    ⬆️
    Encontras pastas sobre:
    💼
    - Saúde, plenitude, qualidade de vida e longevidade com alimentação funcional;
    👨‍🏫
    - Mario Ferreira dos Santos, o maior filósofo do Século XX;
    - Professor Olavo;
    🙏
    - "O Profeta", de Kalil Gibran: audiobooks na magnífica voz de Toni Luna e primorosa tradução de Mansur Chal

    - cultura oriental, Karate e Artes Marciais, com volumes sobre o lendário Miyamoto Musashi.
    💪
    Dentro desta, há subpastas.
    Uma com os e-book e audiobooks do clássico de gestão "A Arte da Guerra", de Sun Tzu.
    🆘🇧🇷
    A pasta com mais livros é
    - "*5GW a escravidão dissimulada pelo mecanismo*" com análises, compilações e e-books impagáveis!
    😊
    Livros e trabalhos sobre idiomas, memorização, Neurociência e Neurolinguística:
    https://lnkd.in/eEU_2yY
    ➡️
    Clique aqui http://bit.ly/livros-pad
    🤗
    Abraços
    Professor 👨‍🏫 PADilla
    🤗

    ResponderExcluir